Jubileu

PROCISSÃO E FESTA DE ENCERRAMENTO DO JUBILEU

































































































































FA grande procissão de Nossa Senhora das Grotas 2011



























































































































































A visita do Núncio apostólico(Reportagem na TV)


























































HINO DO JUBILEU




CNBB noticia Jubileu de Ouro


Nesta quinta-feira, 21, a diocese de Juazeiro (BA) fez o lançamento do Ano Jubilar que comemora os 50 anos de sua fundação pelo papa João XXIII, em 1962. Uma Missa Solene foi celebrada na catedral às 19h30, presidida bispo diocesano e vice-presidente do Regional Nordeste 3 da CNBB (Bahia e Sergipe), dom José Geraldo da Cruz; e concelebrada pelo arcebispo de Vitória da Conquista (BA) e presidente do Regional, dom Luiz Gonzaga Silva Pepeu, e padres da Igreja local. A missa marcou o início do período festivo.
Dom José Geraldo convocou toda a comunidade católica da diocese (nove municípios do norte baiano e 14 paróquias) para viver com intensidade o Jubileu de Ouro. O período comemorativo vai se estender até setembro de 2012, encerrando-se com a Festa de Nossa Senhora das Grotas, padroeira de Juazeiro e da diocese.
“Este é um tempo de ação de graças pela presença de Deus em nossas vidas e pelo dom da vida de tantos irmãos e irmãs que fizeram a caminhada do Povo de Deus, nesta Igreja Particular de Juazeiro. É um tempo de confraternização na oração, na festa, na partilha e na solidariedade”, escreveu o bispo em uma Carta Circular dirigida a todos os católicos da região.
jubileu_juazeirookDe acordo com a equipe organizadora do Jubileu, o período contará com diversas iniciativas que devem movimentar a vida das paróquias, pastorais e grupos de leigos. A ação mais visível será a peregrinação da imagem de Nossa Senhora das Grotas por todos os municípios que compõem a diocese. A imagem da Virgem Maria, símbolo da fé e unidade dos cristãos católicos, deve permanecer durante um mês em cada paróquia, visitando inclusive comunidades mais distantes, na zona rural e na periferia das cidades.
O Ano jubilar também será um incentivo para que os católicos se tornem mais missionários. “Estamos organizando uma grande missão envolvendo grupos de fiéis. Nosso objetivo é que todas as famílias católicas da diocese sejam visitadas e abençoadas. Nossos missionários irão onde o povo está para levar uma mensagem de paz, a Palavra de Jesus”, disse o membro da equipe organizadora do Jubileu, padre José Filipe Pulpayil.
Conferir:
http://www.cnbb.org.br/site/regionais/nordeste-3/7160-diocese-de-juazeiro-da-inicio-a-celebracao-do-seu-jubileu-de-ouro

  Jubileu: Entrevista Coletiva

Na manhã desta quarta-feira (20) aconteceu no Brasinha - espaço de eventos da Diocese, que fica ao lado da Catedral - a Coletiva de imprensa de lançamento do Jubileu de Ouro da nossa Igreja Local. Vários órgãos da imprensa regional se fizeram presentes e foram informados sobre a programação do nosso Jubileu.

O lançamento oficial do Ano Jubilar será nesta quinta-feira (21) às 19h30 na Catedral de Juazeiro, durante uma Missa Solene. Veja fotos da coletiva, que contou com a presença de Dom José Geraldo, alguns padres e leigos membros da equipe de organização do Jubileu:



Primeiras páginas da Bíblia Comemorativa do Jubileu


CONVOCAÇÃO DO JUBILEU

Queridos irmãos no presbitério,
Caros irmãos e irmãs,



Esta Circular é uma verdadeira Convocação para que nos mobilizemos, desde já, em torno do Jubileu de Ouro da Diocese. Ainda temos tempo, mas não podemos nos descuidar.

Propomos que a partir do dia mesmo da abertura do Jubileu (21 de julho próximo), iniciemos em toda a diocese uma grande missão: visitar todos os lares levando a Palavra de Deus, os símbolos do nosso Jubileu e sua mensagem.

Este é um tempo de ação de graças pela presença de Deus em nossas vidas e pelo dom da vida de tantos irmãos e irmãs que fizeram a caminhada do Povo de Deus, nesta Igreja Particular de Juazeiro. É o encontro ou reencontro com o próprio Deus encarnado. Um tempo de confraternização na oração, na festa, na partilha e na solidariedade.

Esta missão só pode ser realizada com a participação de todos nós. Por isso convoco os padres, os religiosos e as religiosas, as pastorais, os movimentos, as comunidades, os serviços e os grupos organizados.

Os missionários (aqueles ou aquelas que visitarão as casas) terão consigo um “Kit Missionário”: A Bíblia comemorativa (se for possível), o folheto (roteiro da visita), Santinho, Vela (média e pequena) e Terço.

Além do “kit missionário”, estará à nossa disposição, o “Kit Jubileu”: Bíblia comemorativa, camisa, livro de canto, chaveiro, caneta, ímã, lenço, caneca, boné, adesivo, botom/broche e “placa de acrílico”.

Queremos comunicar, também, que o blog do jubileu cessa de existir e passa ser parte do site da diocese. E, atenção! A partir de ontem, temos novo site:

www.diocesejuazeiro.org 

Talvez ainda seja possível acessar o antigo, mas estará totalmente desatualizado!

O material do “Kit Jubileu” deverá ser pago. Portanto, vamos nos organizar para ver como financiá-lo. Entrem em contato com Carminha! Para facilitar depósitos e doações, usem a conta corrente no Banco do Brasil: Diocese/Jubileu - CC 18461-6 – Ag. 4264-1

Haverá informação (no site, por e-mail...) sobre o preço de cada um dos itens dos dois “kits” e sobre a forma de pagamento. Mas, não deixem de consultar a Carminha ou o padre José Filipe.
Fraternalmente,
Dom José Geraldo da Cruz, a.a.
Bispo Diocesano



Saiu o Kit Jubileu! Procure na sua Paróquia

Veja as fotos de alguns produtos que compoem o Kit Jubileu, em comemoração aos 50 anos da Diocese de Juazeiro. Temos camisa, boné, caneca, caneta, chaveiro, broche, velas e cartazes... Procure o Kit em sua Paróquia e entre no clima de Ação de Graças pelos nossos 50 anos de Igreja Diocesana!








Essa vela comemorativa será levada para as casas católicas de toda a Diocese onde será acessa após uma pequena Celebração da Palavra. Será uma das formas de evangelizar neste Jubileu, que, como disse Dom José Geraldo, "deverá ser um tempo forte de missão".



Visita da imagem
N.S.das Grotas
De 21/07 a 21/08/2011
Sento Sé
Idem
De 21/08 a 21/09/2011
Remanso
Idem
De 21/09 a 21/10/2011
Campo Alegre
Idem
De 21/10 a 21/11/2011
Pilão Arcado
Idem
De 21/11 a 21/12/2011
Sobradinho
Idem
De 21/12 a 21/01/2012
Curaçá
Idem
De 21/01 a 21/02/2012
Uauá
Idem
De 21/02 a 21/03/2012
Santa Teresinha
Idem
De 21/03 a 21/04/2012
Santo Antônio
Idem
De21/04 a 21/05/2012
Casa nova
Idem
De 21/05 a  21/06/2012
N.S. Aparecida
Idem
De 21/06 a 21/07/2012
Santo Afonso
Idem
De 21/07 a 21/ 08/2012
Cosminho

De 21/08 a 08/09
Catedral


Diocese lança cartaz e Brasão do Jubileu de Ouro

Depois de lançada a oração oficial do Jubileu a Diocese de Juazeiro lança a Logomarca e o Cartaz dessa grande festa. São sinais que nos ajudam a celebrar os 50 anos de Missão do Povo de Deus presente e atuante nessa região. Confira:
 

ORAÇÃO DO JUBILEU

Ó Trindade Santa, nós vos louvamos e agradecemos pela nossa Diocese, “Povo de Deus”, que está em Juazeiro, pelos 50 anos de Missão a serviço da Vida. Louvamos pelas nossas Famílias e pelas nossas comunidades, primeiras “igrejas domésticas”, pelo seu testemunho e pela transmissão da Fé. Agradecemos pelos nossos Bispos, Sacerdotes, Religiosas, Religiosos, catequistas e animadores de comunidades que zelaram pela semente aqui plantada.
Jesus, Caminho, Verdade e Vida, razão da nossa alegria e esperança, alimentai-nos com o Pão da Palavra e com o Pão da Eucaristia! Fazei-nos apaixonados por Deus e solidários das pessoas humanas. Dai-nos vocações sacerdotais, religiosas e leigas, inflamadas por novo ardor evangelizador.
Ó Maria, Mãe de Deus e nossa, Senhora das Grotas, padroeira da Diocese, seja nosso modelo e ajude-nos a dizer sim aos apelos dos homens e das mulheres de nosso tempo. Que na grande festa da vida e nas nossas bodas de ouro, saibamos fazer tudo o que o Senhor nos disser!
Nós vos pedimos, ó Pai, por Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém!

HINO DO JUBILEU
 Nosso Deus, Oh Deus da vida! Esse povo que te ama
Essa igreja nordestina  Juazeirense e franciscana
Te agradece pela vida  Pela longa caminhada
Tanta graça recebida  Tanta vida aqui doada

O nosso Deus  É o Deus da vida
O nosso Deus é  Justiça e paz.

Tanta sede resolvida  Tanta fome superada
O pão da vida repartido  E a palavra celebrada
Venha a nós teu santo Reino  E o pão de cada dia
Faça-se tua vontade  Na justiça e na alegria.

O nosso Deus.....

Como o São Francisco corre  E a caatinga também brota
Não nos falte nas estradas  Nossa Senhora das Grotas.
Todos santos sertanejos  Abençoem nosso chão
E o futuro colocamos  Na palma de tuas mãos.

O nosso Deus....

 O que é o Jubileu?

A Diocese de Juazeiro prepara-se para celebrar seu Jubileu de Ouro. Diante disto entendemos que a nossa Igreja Particular se prepara para celebrar com alegria e louvor, os 50 anos de sua existência. Todo este tempo representa meio século de evangelização e trabalho em vista do crescimento espiritual e do progresso do povo sertanejo.
No entanto, muita gente pensa na Diocese apenas como uma extensão territorial. O Catecismo da Igreja Católica, ajuda-nos a compreender (no parágrafo 833) DIOCESE como uma comunidade de fiéis cristãos vivendo em comunhão na fé, na prática dos sacramentos, e com um bispo ordenado na sucessão apostólica. Isto quer dizer que a Diocese de Juazeiro é um corpo vivo, formado por todos os católicos que estão distribuídos no norte do sertão Baiano. Se você é católico, você é um membro da Diocese, desta parte do grande Corpo Místico de Cristo que é a Santa Igreja Católica.
Uma comunidade diocesana é liderada por um pastor chamado BISPO. A Igreja Diocesana de Juazeiro teve, até agora, três bispos: D. Tomás Guilherme Murphy (julho/1962 - dezembro/1974), D. José Rodrigues de Souza (dezembro/1974 - agosto/2005) e D. José Geraldo da Cruz (agosto/2005 – até hoje). A Diocese de Juazeiro é formada por 9 municípios, são eles: Casa Nova, Campo Alegre de Lourdes, Curaçá, Juazeiro, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé, Sobradinho e Uauá..
Uma diocese é, em geral, uma comunidade gigante, por esta razão o bispo tem necessidade da colaboração de todos os fiéis. Os principais colaboradores do bispo são os padres. Usualmente eles são os pastores que cuidam de comunidades chamadas de Paróquias.
Na paróquia o padre necessita da participação de todos os paroquianos. Em geral, uma paróquia é formada por várias comunidades menores onde estão as pastorais, os grupos e movimentos.


Padroeira da Diocese, Nossa Senhora das
Grotas
Qual o significado da palavra Jubileu?
Jubileu significa Júbilo, alegria. Não é apenas júbilo interior, mas alegria que se manifesta exteriormente. Em hebraico Jubileu significa "Toque da trombeta de Deus", convocando para uma grande celebração festiva.
O que diz a Bíblia a respeito da celebração de um Jubileu?
No livro do Levítico, capítulo 25, versículos 8 e 10, lemos: "Contarás sete semanas de anos, isto é, sete vezes sete anos; esse período de sete semanas de anos representará, portanto, quarenta e nove anos...; declareis santo o qüinquagésimo ano...será para vós um jubileu".
O que a Bíblia manda fazer no Ano Jubilar?
No Ano Jubilar a Bíblia determina que se deve dar descanso à terra por um ano (Lv 25, 4-5); resgatar as terras penhoradas e vendidas (Lv 25,28); retornar ao grupo familiar (Lv 25,35ss); perdoar as dívidas (Lv 25,37ss); libertar e emancipar os escravos (Lv 25,54).
Qual o objetivo dessas leis?
As leis relativas ao Ano Jubilar tinham como objetivo recordar que Deus é o Senhor da terra e de tudo o que nela existe; restabelecer a igualdade entre os filhos de Israel; evitar a concentração da terra e da riqueza, porque a terra é um Dom de Deus para todos; proteger os mais fracos, por serem os prediletos de Deus; restabelecer a justiça social; e motivar para a conversão.
Desde quando os cristãos celebram o Ano Jubilar?
Desde 1300 a Igreja Católica celebra regulamente o Ano Jubilar, primeiramente de 50 em 50 anos; a partir do século XV, de 25 em 25 anos. "A Igreja sempre celebrou o Jubileu como uma etapa significativa do seu caminhar para a plenitude em Cristo" (IM 5). É um tempo em que se faz sentir mais intensamente o convite de Jesus à conversão.
O que visa o Ano Jubilar?
O Ano Jubilar visa reconstruir o Plano de Deus, e isso vale não somente para o Povo de Israel, mas também para nós, hoje. Somos chamados a celebrar o Jubileu de 50 anos da nossa Diocese no espírito jubilar bíblico.
Quais são as práticas características do Jubileu?
O Ano Jubilar (Ano Santo) tem várias práticas que o caracterizam: a peregrinação, a porta santa e a indulgência. A peregrinação reproduz a condição do homem, que gosta de descrever a sua própria existência como um caminho. Submetendo-se voluntariamente à Lei, também Jesus, com Maria e José, foi como peregrino à cidade santa de Jerusalém (cf. Lc 2,41). [A peregrinação] lembra o caminho pessoal do fiel seguindo as pegadas do Redentor: é exercício de ascese ativa, de arrependimento pelas faltas humanas, de vigilância constante sobre a própria fragilidade, de preparação interior para a conversão do coração. Por meio da vigilância, do jejum e da oração, o peregrino avança pela estrada da perfeição cristã, esforçando-se por chegar, com a ajuda da graça de Deus, "ao estado de homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo" (Ef 4,13)."(IM 7).

Extraído de:
·         João Paulo II, Carta Apostólica Tertio Millennio Adveniente (O Terceiro Milênio que se aproxima), 10.11.94.


·         Penitenciária Apostólica em Roma, Disposições para a Aquisição da indulgência Jubilar (Suplemento da Bula Papal), 29.11.98

Dom José Geraldo: "O Jubileu será um tempo de Graça"


"O Jubileu de Ouro da Diocese deverá ser celebrado de modo festivo.
Mas dever ser, também, um momento de reflexão, de oração e de missão", disse Dom José Geraldo.

      A Diocese de Juazeiro está prestes a iniciar a celebração do seu Jubileu de Ouro (50 anos de fundação). Será um tempo de graça, de comunhão e missão para todos os católicos que vivem nestas “terras sempre quentes”, como canta o hino da nossa Padroeira, Nossa Senhora das Grotas. O tema deste Jubileu será “Igreja: Vida e Missão” e o lema “Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida”. Para sabermos mais sobre o que está sendo programado para este tempo de Graça em nossa Igreja Local entrevistamos o nosso Bispo Diocesano, Dom José Geraldo da Cruz.
      PASCOM – Dom José Geraldo, a Diocese neste ano entrará em clima de Jubileu comemorativo pelos seus 50 anos. Como essa data deverá ser celebrada? O que já está sendo programado?
      O Jubileu de Ouro da Diocese deverá ser celebrado de modo festivo. Mas dever ser, também, um momento de reflexão, de oração e de missão.
Está sendo programada uma série de atividades: abertura e encerramento solenes, edição de uma Bíblia comemorativa, peregrinação da imagem da Padroeira (que passará por todas as paróquias), presença de todos os Bispos do Regional Nordeste 3 (NE 3) na novena da Padroeira deste ano,e muitos outros eventos. Será um ano missionário e vocacional.
     PASCOM – Já existe uma data para o lançamento do Jubileu para toda a sociedade da região?
      A data da abertura não poderia ser outra que a da criação da Diocese: 21 de julho. 
      PASCOM – Qual o significado e importância desse período de Jubileu para os católicos que moram em todo este vasto território que compreende a Igreja Particular de Juazeiro? E como os fiéis são chamados a viver este tempo?
      O Jubileu é um tempo de graça, de reencontro e de confraternização. Ação de graças pela ação de Deus em nossas vidas e pelo dom da vida de tantos irmãos e irmãs que fizeram a caminhada do Povo de Deus, nesta Igreja Particular. Reencontro consigo mesmo e com o próprio Deus encarnado. Tempo de confraternização na oração, na festa, na partilha e na solidariedade. Os fiéis são chamados a participar em suas comunidades eclesiais, nas paróquias, na ocasião da visita da imagem da Padroeira, nas suas próprias novenas  e no encerramento final. Lembramos que haverá encontros especiais para os jovens, para os casais, para os Movimentos e Pastorais...
     PASCOM – O senhor teria sugestões ou orientações para as paróquias, comunidades, capelas ou até pastorais e movimentos para a comemoração do Cinqüentenário?
     Que sugestões poderiam ser dadas a não ser as que estão sendo previstas e programadas e, como acabo de responder: tempo de ação de graças... Que cada paróquia prepare sua novena dentro da perspectivada da visita da imagem peregrina da Padroeira, que encontre expressão e momentos de missão e evangelização, sem se esquecer do aspecto vocacional, que todos se sintam convocados e implicados nesta grande celebração!
      PASCOM – Provavelmente a Festa da Padroeira, Nossa Senhora das Grotas (8 de setembro), terá um lugar especial na comemoração do Jubileu, neste ano, e no encerramento dele em 2012. As paróquias poderão preparar romarias ou peregrinações para se fazer presentes nesses momentos simbólicos?
      A abertura solene do Jubileu será no dia 21 de julho de 2011. Mas, a festa da Padroeira deste ano será marcada de modo especial sobretudo pela presença de todos os Bispos do Regional NE 3 (BA e SE) que, pela primeira vez, realizarão um encontro oficial em Juazeiro! Participarão da abertura da Novena. Já em 2012 será a grande festa do encerramento do Jubileu, no dia 8 de setembro. Aí, sim, todas as comunidades e paróquias estão convidadas a fazerem romarias, ou, pelo menos, enviarem delegações numerosas...
     PASCOM – O Cinqüentenário será uma data importante também para outras Dioceses baianas que irão comemorar seu jubileu junto conosco. Como a Diocese de Juazeiro fará para comemorar seu cinqüentenário em parceria com essas outras Dioceses?
     Várias dioceses do Regional NE3 estão celebrando 50  ou 100 anos: Aracaju, Estância, Ilhéus... Mas, Teixeira de Freitas, Feira de Santana e Bom Jesus da Lapa fazem 50 anos juntamente com Juazeiro. Nós estamos tratando de marcar esse momento com alguma parceria. Ainda não se definiu o quê! Mas, gostaríamos de fazer uma Romaria ao Santuário de Bom Jesus da Lapa, onde estaria também a Arquidiocese de Feira de Santana.
    PASCOM – Qual a mensagem que o senhor gostaria de deixar para os diocesanos que aguardam  a comemoração do Cinqüentenário da Diocese de Juazeiro?
     Gostaria de deixar uma mensagem de alegria e de esperança. De alegria por estarmos festejando 50 anos de vida, de lutas e de resultados alcançados...
Esperança numa Igreja viva, de comunhão e participação, numa juventude generosa que responde ao chamado de Deus e se consagra a Ele pelo serviço do povo, no ministério ordenado!


Jubileu se aproxima e Diocese se prepara para a grande festa


Padre José Filipe respondeu a uma entrevista da PASCOM
 A abertura do Jubileu da Diocese se aproxima (será em 21 de julho) e com ela aumenta a ansiedade de todos os cristãos da nossa Igreja Local em viver este tempo de Graça. Para ficarmos mais por dentro do que deverá acontecer em nossa Diocese neste ano Jubilar (que só será concluído na festa da Padroeira, em setembro, de 2012) entrevistamos o Padre José Felipe Pulpayhil. O pároco do Cosminho e membro da Comissão do Jubileu adiantou várias informações e garantiu que muita gente já está trabalhando duro para a realização dessa grande festa.

PASCOM - O que já está definido da programação do Jubileu? Já existe um cronograma?

Estamos preparando muitas coisas. Vai haver a visita da imagem de Nossa Senhora das Grotas nas paróquias, vamos acender a vela do Jubileu em todas a casas católicas da Diocese - com uma celebração da palavra e uma dezena do terço. Haverá também ações sociais nas paróquias e também ações concretas de preservação ambiental. O Cosminho, que é a paróquia pela qual eu sou responsável, adotou a idéia de fazer sabão com óleo de cozinha (batizamos de SABÃO JUBILEU) para distribuir nas comunidades mais carentes.

PASCOM - O que está sendo preparado de novo para o lançamento da festa em Julho?

Estamos preparando um DVD com a história da Diocese, o hino do Jubileu e hino dos padroeiros das paróquias da Diocese. Estamos também elaborando um folheto de celebração nas casas e comunidades.

PASCOM - Como está a animação do povo da Diocese para essa grande festa?

Todo mundo procurando as velas... Criando Blogs das paróquias, gravando hinos em DVD... Preparando comunidades para receber Nossa Senhora das Grotas... Preparando mudas para plantar... Preparando homenagens para quem completa 50 anos de casados ou de idade em 2012. As iniciativas são várias.


Curiosidade: Há a possibilidade de acontecerem shows comemorativos ou um evento do tipo?

Não shows especificamente. Mas estamos preparando um Simpósio Teológico.
    

Meios de Comunicação destacam Jubileu de Ouro da Diocese

Ainda estamos nos preparativos para Jubileu que será lançado oficialmente em 21 de Julho, e os Meios de Comunicação da região, especialmente de Juazeiro e também de Petrolina, já destacam a realização desta grande festa. Blogs, sites e jornais já estão publicando matérias sobre o Jubileu de 50 anos da Criação da nossa diocese.

Veja abaixo algumas fotos das matérias publicadas no site do Jornal Gazzeta do São Francisco e no Blog do Geraldo José:

Jornal Gazzeta do São Francisco - http://www.gazzeta.com.br/

Blog do Geraldo José - http://www.geraldojose.com.br/

Nós que fazemos parte da PASCOM (Pastoral da Comunicação) da Diocese de Juazeiro somos gratos pela colaboração de todos os comunicadores da região na divulgação do nosso Jubileu e continuamos convocando a todos para que façam parte da celebração desta grande festa que tem um só objetivo: evangelizar.

Veja abaixo uma matéria feita pelo Jornal Gazzeta do São Francisco. Para ler a Matéria diretamente no site do Jornal clique aqui.


Comunidade Católica prepara Jubileu de Ouro da Diocese de Juazeiro

     Criada em 21 de julho de 1962 pelo Papa João XXIII, a Diocese de Juazeiro completará, em 2012, 50 anos de existência na cidade. Para os festejos do Jubileu de Ouro, a comunidade católica prepara uma sequência de eventos e pretende envolver a população numa grande celebração que deverá durar, aproximadamente, quatorze meses.

    De acordo com o padre Filipe Pulpayil, o lançamento oficial acontecerá em julho deste ano. A imagem de Nossa Senhora das Grotas percorrerá as 14 paróquias do município, incluindo interior e sede. “Nosso objetivo é levar a palavra de Deus para cada família católica, unindo os movimentos da igreja, pastorais, visitas das missionárias aos bairros e uma grande celebração de encerramento no dia da procissão da padroeira em 2012”, declarou.

      A programação oficial ainda está em fase de organização, mas o padre destaca que o evento precisa do engajamento dos componentes da igreja como, coordenadores de Catequese, representantes das paróquias e de toda comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário